quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cafeína presente no chocolate pode causar insônia

O chocolate pode incitar o afeto e o paladar, mas as pessoas se perguntam se ele pode ter um efeito colateral menos agradável: mantê-las acordadas durante a noite.
Chocolate contém cafeína, como muitos sabem, mas sua quantidade varia dependendo do tipo.
Uma barra de chocolate ao leite de 42,5 g da Hershey's, por exemplo, contém 9 mg, cerca de três vezes a cafeína de uma xícara de café descafeinado.
No entanto, uma barra de chocolate amargo da mesma marca possui muito mais: cerca de 30 mg. É a mesma quantidade de uma xícara de chá instantâneo, e pouco menos que uma xícara normal de uma infusão, cerca de 40 mg.
Em outras palavras, uma sobremesa de chocolate amargo tarde da noite pode deixar você contando muitos carneirinhos. Além disso, o chocolate possui outros estimulantes. Um deles é a teobromina, o componente que torna o chocolate nocivo a cachorros e gatos pelo fato de o metabolizarem muito lentamente.
A teobromina, que acelera o batimento cardíaco e causa insônia, é encontrada em pequenas quantidades no chocolate, especialmente no amargo.
A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos recomenda evitar chocolate - também café, chá e refrigerante - antes de dormir.
Uma alternativa para os amantes do chocolate seria o chocolate branco, que não contém qualquer teobromina e quase ou nenhuma cafeína.

Fonte: New York Times.

Comentário Relevante do Professor: Em um dos meus estudos confirmei uma outra teoria; a qual revela que não se come chocolate enquanto se dorme.

Nenhum comentário: